terça-feira, abril 17, 2018

Dos ciclos e da Lua

Havia os ciclos das estações e as noites de luas.
A casa que habitávamos tinha 3 lados, um deles, o do meu quarto, era virado para o nascer do Sol e o nascer da Lua. O mar era ao fundo do caminho dos pinhais. Nesse tempo e lugar, levantava-me muito cedo, pelas 6h da manhã, com orvalho ou chuva, tempo bom ou mau, eram 2h horas de caminho.
Passados 10 anos às 7h da manhã já "se estava" a polir metais, esfregar átrios, a distribuir lençóis e toalhas.
Aconteceu-me o mesmo 20 anos mais tarde, trabalhos de periferia das cidades. Não posso dizer que apreciasse fazê-lo, sempre fui uma alma da noite, mais pensando e sonhando dentro dela que durante o dia pleno.
Quando os deveres, as inquietações, as saudades, pareceram ritmos de coração descontrolado e que era forçoso disciplinar na vida corrente e aparente. O fim da  noite dava-me sossego.













A propósito do PPP da semana passada, lembrei as minhas madrugadas. As minhas luas de céus vários, alguns cegos-outros de aventura, janelas de hotéis, de hospitais, de varandas, de horizonte cortado rente ao olhar, manhãs de aeroportos, madrugadas de praia, de prazer-ou-trabalho e insossego.








"Alta ia a noite... e mais alta ficou porque se resolveu ir seguindo o eclipse total da Lua, desde a 1h até às 3h da madrugada. E que belo espectáculo, num lugar tranquilo, de largos horizontes e com pouca luz artificial. Vinham-nos à memória as figuras ingénuas dos livros de liceu, de como percebemos a posição dos astros e "o cone de sombra" que, afinal, era projectado por nós todos, com mares e terras, defeitos e virtudes: a Terra."


Se e quando, as luas tinham o encanto dos lugares conhecidos e pacíficos.




Hoje também lembrei as noites, não só essas mas outras.
Há muitas luas, como pedras-como flores-como estátuas-como pinturas-como quadros-como palavras caixas.

4 comentários:

M. disse...

Com sol e lua se desenha o céu de cada um.

Justine disse...

Como os ciclos da nossa vida, umas vezes em lua cheia, outras em grande minguante!
Belas fotografias, B.

Mar Arável disse...

Memórias num chão de cravos

Era uma vez um Girassol disse...

Belo post, Bettips!!!Com fotos encantadoras...
Luas...como nós....
Bjs